Como ter uma renda extra trabalhando da sua casa ?
Esse é o sonho da maioria das pessoas, trabalhar no conforto da sua casa e fazer uma grana extra.
Devido ao período que estamos vivendo com a pandemia, muitas pessoas se viram sem uma renda ou perderam seus empregos.
Outras se viam na obrigação de buscar novos meios de ganhar uma renda extra para equilibrar as finanças.
Trabalhar como freelancer é uma alternativa para quem busca faturar um pouco mais no fim do mês
Um freelancer é um profissional que usa seus conhecimentos para trabalhar de forma autônoma, prestando serviços para várias empresas sem nenhuma formalidade trabalhista.
Existem várias áreas para ganhar aquela renda extra como um freelancer.
Alguns exemplos são as de tecnologia, designer gráfico, tradutor de textos, criador de artigos de blog, copywriter, programador e editor de vídeos.
As plataformas de freelance usam a avaliação dos clientes para ranquear os melhores freelancers de cada área, quanto mais qualidade no seu trabalho, melhor para você.
Com uma boa avaliação você vira uma referência nessas plataformas e pode cobrar mais por seus projetos e passar maior confiança a quem está contratando seus serviços
Uma das vantagens de ser um freelancer é que você pode prestar seus serviços para plataformas que pagam em dólar, podendo multiplicar seus ganhos.
Plataformas que pagam em dólar e podem aumentar sua renda extra
Quem não quer ganhar em dólar?
Devido à desvalorização do real, uma alternativa para ganhar mais dinheiro é prestar serviço para plataformas que pagam em dólar.
Uma das plataformas de freelance mais conhecidas é a Freelancer, a empresa Australiana tem milhares de pessoas cadastradas e milhares de projetos de vários lugares do mundo sendo publicados.
Prestar seus serviços para plataformas que pagam em dólar seria uma coisa muito inteligente a se fazer não é mesmo?
Outras plataformas que você pode trabalhar são a Upwork e a Guru, essas plataformas também pagam em dólar.
Vale lembrar!
Os pagamentos dessas plataformas são feitos na moeda do contratante dos seus serviços, ou seja, se ele for da Europa você recebe em Euro, se for dos EUA você recebe em dólar.
Plataformas para freelancer mais populares no Brasil
No Brasil esse mercado de freelance tem crescido muito e principalmente durante a pandemia segundo as revistas VcSa e Exame.
Hoje uma das plataformas referências em trabalhos como freelancer é a Workana, a maior plataforma da América Latina para você que quer começar a ganhar sua renda extra.
A Workana conta com milhares de freelancers cadastrados e projetos novos sendo postados todos os dias.
Outra plataforma bem conhecida é a 99freelas que conta com milhares de projetos concluídos e segundo informações do site, eles contam com mais de um milhão de freelancers cadastrados.
Como funciona o trabalho de freelancer nessas plataformas?
Basicamente o funcionamento dessas plataformas é da seguinte forma:
- A empresa ou alguém que está com um trabalho a ser realizado cria um projeto e explica exatamente o que é pra ser feito nele.
- Exemplo de projeto: Olá, preciso de uma capa 3d para um ebook no nicho de marketing digital com o título “Como ficar rico com marketing ditigital”.
- Uma vez o projeto sendo postado, vários freelancers vão ver se esse projeto condiz com sua área de atuação e vão começar a fazer propostas.
- A partir de então se abre uma conversa via chat entre o contratante e o freelancer.
- Se o contratante achar justa sua proposta e suas habilidades ele vai contratá-lo e então um prazo de tempo é combinado para o projeto ser entregue.
- Você precisa ser comprometido com os prazos, cumpra exatamente o que foi combinado para que sua avaliação seja prejudicada.
- Quanto mais bem feito o trabalho e o cumprimento do combinado, melhor para sua reputação nas plataformas.
- Após você entregar o projeto, o contratante vai analisar e verificar se está como combinado.
- Uma vez o combinado sendo cumprido você recebe seu pagamento.
Como me cadastrar nessas plataformas de freelancer e ter minha renda extra?
Para se cadastrar nessas plataformas é muito fácil, basta ter uma conta de e-mail ativa.
Vou dar um exemplo de como se cadastrar usando a plataforma Workana:
- No seu navegador você irá digitar workana.com ou clicando aqui.
- Na página inicial você vai clicar na opção CADASTRE-SE.
- Clicar na opção “Trabalhar como Freelancer”.
- Em seguida você irá preencher seu nome completo, e-mail e criar uma senha
- Você deverá clicar no botão e aceitar os termos e políticas do site
- Depois você irá clicar em CRIAR CONTA
- Um e-mail de verificação vai ser enviado para o e-mail que você cadastrou, basta clicar no link de confirmação para ativar sua conta
- Você irá preencher todas as informações sobre você e suas habilidades que é pedida no site
- Após feito isso você já pode ver os projetos em aberto de acordo com suas habilidades, a própria Workana vai te mostrar esses projetos baseado nas suas habilidades
- Agora é só procurar o projeto que melhor se identifica com suas habilidades, combinar com o contratante e por a mão na massa
Conclusão
Nesse artigo eu mostrei para você as formas de se ganhar uma renda extra como freelancer e o que fazer para se cadastrar nas plataformas.
Infelizmente com esse momento difícil que estamos passando, trabalhar como freelancer é uma boa opção de renda extra e quem sabe de uma nova profissão para você.
Muitas pessoas deixaram seus empregos e outras se descobriram com esse novo meio de trabalho, podendo trabalhar de onde quiser, bastando ter conexão com a internet.
Se esse artigo foi útil para você e eu espero que tenha sido, compartilhe com mais pessoas que também precisam dessa informação para ganhar mais dinheiro.
Deixe um comentário